Pular para o conteúdo

Ecoponto da Cohab, o 4º de Itapevi, começou a ser construído no dia 19

O quarto ecoponto de Itapevi, situado avenida Pedro Paulino, em frente à Escola Esta-dual Professor Paulo da Costa Pan Chacon, na Cohab Setor A, começou a ser construído na manhã de terça-feira (19). O objetivo é atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A iniciativa é parte das ações de celebração do aniversário de 65 anos da cidade.
O equipamento soma-se às unidades já em operação no Jardim Rosemary, Vila Dr. Cardoso e Jardim Santa Rita, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. A gestão do serviço é feita pela empresa “Mais Itapevi” e o quarto ecoponto irá trabalhar nos mesmos dias e horários dos demais.
Infraestrutura — O novo espa-ço segue os mesmos moldes do eco-ponto do Jardim Santa Rita. Com 340 m², o espaço na Cohab terá um contêiner administrativo com capaci-dade de armazenamento de mil litros para o descarte de materiais reciclá-veis. Haverá também caçambas metálicas onde ficarão os resíduos de madeira com capacidade total de armazenamento de 5 m³.
No local, a população poderá descartar materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus e óleo de cozinha. O Ecoponto também recebe resíduos sólidos provenientes de entulho. São 50 quilos por pessoa, desde que estejam devidamente ensacados. No local não são recebidos restos de poda de árvores e resíduos empresariais (armários, cadeiras, mesas e outros).
Descarte irregular de entulho — Com a instalação do quarto ecoponto, a Prefeitura irá endurecer a fiscaliza-ção de descarte irregular de resíduos sólidos.
Para denunciar a irregularidade, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvol-vimento Urbano (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600.
É possível denunciar ainda à GCM, que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, e com a Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.
A multa para quem for flagrado praticando a irregularidade pode chegar a R$ 20.080,00.
Cata-Bagulho — A população de Itapevi também pode solicitar os serviços do Cata-Bagulho diretamen-te à empresa Mais Itapevi via WhatsApp pelo telefone: (11) 91237-7500. Os pedidos deverão ser feitos em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O solici-tante deverá enviar apenas mensa-gens, ligações não serão aceitas.
O Cata-Bagulho recolhe apenas móveis velhos e sofás. Para descartar restos de entulho e de material de construção, o morador deve contratar o serviço particular de caçamba. O município não oferece este tipo de trabalho.

Leia mais: